Alunos se destacam na Olimpíada Itabirana de Matemática

Os alunos das escolas municipais de São Gonçalo do Rio Abaixo brilharam na edição 2025 da Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM), conquistando diversas medalhas e menções honrosas na competição que reúne estudantes de todo o país. A cerimônia de premiação será realizada no dia 23 de novembro.

A OIM é uma iniciativa realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade João Monlevade e pelo Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) – Campus Arinos, com apoio da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), Stone Pagamentos e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto segue as diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A secretária municipal de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, destacou o orgulho e o significado da conquista para a rede municipal: “Esses resultados são fruto do empenho dos alunos, do trabalho dedicado dos professores e do apoio das famílias. Ver nossos estudantes conquistando reconhecimento em uma olimpíada nacional é a prova de que investir na educação pública de qualidade faz toda a diferença. É um orgulho para São Gonçalo do Rio Abaixo e um incentivo para que mais alunos se sintam motivados a desafiar seus próprios limites.”

As conquistas dos estudantes são-gonçalenses motivam os investimentos contínuos da gestão municipal na educação, na valorização do conhecimento e no desenvolvimento de jovens talentos.

Criada em 2018, a olimpíada tem como objetivo estimular o ensino e a aprendizagem da matemática, reconhecer novos talentos e selecionar estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição, que começou como um evento regional em Itabira (MG), hoje é aberta a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Os resultados de São Gonçalo do Rio Abaixo refletem o compromisso do município com a excelência na educação e o incentivo ao raciocínio lógico e científico. Confira os alunos premiados:

Medalha de Ouro

– Giovanna Rinieri Barbosa Santos

– Renan Pena Magalhães

Medalha de Prata

– Maria Clara Grigório Kelles

– Lucas Benício Silva

Medalha de Bronze

– Pedro Filipe Ferreira de Souza

– Isabella Cota Ferreira

– Maysa Vitória Soares

Menção Honrosa

– Lívia Dias Fernandes

– Pedro Henrique Martins Leite

– Lucas Sarter Duarte

– Lucas Gabriel Soares Vitalino

– Sarah de Matos Lana Jorge Utsch

– Ícaro Silva Barcelos

Categoria “Elas em Destaque”

– Maria Clara Grigório Kelles – Medalha “Elas em Destaque”

– Isabella Cota Ferreira – Menção Honrosa

– Giovanna Rinieri Barbosa Santos – Menção Honrosa

– Maysa Vitória Soares – Menção Honrosa