A Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas e a Editora ALDRAVA LETRAS E ARTES farão a exposição: 10ª SEMANA DA ARTE ALDRAVISTA E FEIRA DE LIVROS – Estações de Mariana, no período de 16 de novembro a 01 de dezembro de 2021, das 09h00min às 16h00min (de terça-feira a domingo), na sede da Casa de Cultura de Mariana.
O evento literário e artístico tem como objetivo fomentar a circulação e o consumo de livros, ampliar o contato entre poetas aldravistas e aldravianistas, escritores, bibliotecários, livraria, alunos e artistas, estimulando a formação do leitor e novas práticas de leitura, bem como atividades que promovam a circulação e a comercialização de livros, por meio de expositores.
Para a 10ª edição da SEMANA DA ARTE ALDRAVISTA, serão expostas as coletâneas de 2021, intituladas: LIVRO 9 DAS ALDRAVIAS E O LIVRO 02 DAS QUINTAS (ESTAÇÕES), artesanato, artes plásticas e outros livros. Para o professor Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior: “Não se trata de livros de receitas, por suposto, mas de uma celebração, mais uma, como os aniversários de toda a gente e de todas as coisas. Ora, estes livros são partes comemorativas dos 21 anos do Movimento Aldravista de Artes. Em outras palavras, o movimento alcançou sua maioridade. O Aldravismo, originário de Mariana, é maior de idade agora. Vinculado à produção artístico cultural da primaz de Minas, o movimento aldravista concorre para o desenvolvimento de atividades de utilidade pública junto às escolas locais e à própria população de Mariana e região. Neste sentido, não nega sua vocação libertária e provocadora, que abre caminhos – como a função da matrix cellula conceitual do próprio movimento: a aldrava, peça que, originariamente, foi usada para chamar a atenção, abrir portas, anunciar. A peça foi metonimicamente modificada e adaptada para o fim estético do movimento. Seu significado permanece, como vocação irrecorrível. Distribuição de livros, oficinas, visitas orientadas à Casa da Poesia – sede do Movimento – são alguns dos bastiões da utilidade pública do Aldravismo, como movimento cultural de amplo espectro. Os livros, que ora vêm a público, é, como seus antecessores, duas antologias do que se produz no âmbito do movimento. Alarga-se o campo de abrangência deste, por apresentar produções de vários pontos do país e do mundo. Por outro lado, amplia o horizonte de expectativas do próprio movimento, na consolidação de sua mascote, sua linha de força, sua pièce de résistance: a aldravia.
No que se refere ao Livro 02 das Quintas, o Prof. Dr. J.B.Donadon-Leal destaca: A quinta resulta da reflexão aldravista de auferir à palavra o status de unidade básica da poesia. Percebam que a poesia clássica tem como unidade básica a sílaba, da qual resultam os jogos métricos e os jogos de rimas. QUINTA é, portanto, “poema autônomo” (e não apenas estrofe de poema) de cinco versos, sendo que os quatro primeiros são compostos cada um com duas palavras e o quinto verso com uma única palavra, com o segundo verso rimando com o quinto; primeiro, terceiro e quarto versos no estilo verso livre. isto, e apenas isto!
Para a organizadora do evento Andreia Donadon Leal, no segundo ano de Pandemia, diversos autores continuam a trilhar o caminho da criação e publicação poética, reunidos nestas duas antologias que falam de sentimentos, estações do ano, aspirações, desejos, vontades, toques suaves ou potentes, usando a arte sensível de tecer palavras para tocar a sensibilidade humana. A 10ª edição da Semana da Arte Aldravista é sinônimo de resistência e persistência do grupo dos poetas criadores da Aldravia e da Quinta. Desde o ano de 2012, os escritores: Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal, José Luiz Foureaux de Souza Júnior e Hebe Rôla divulgam a arte aldravista na cidade de Mariana, em Minas, no Brasil e no exterior. Foram realizados inúmeros lançamentos de livros, exposições, oficinas de poesia, palestras e tertúlias no município e no exterior, divulgando a literatura e as artes visuais contemporâneas. A maioria dos eventos literários ocorreu em Mariana, trazendo inúmeros autores, amantes da poesia e artistas de outras cidades e estados brasileiros para a cidade.
A 10ª SEMANA DA ARTE ALDRAVISTA: ESTAÇÕES DE MARIANA contará com a seguinte programação:
*Bordados e Aromas de Mariana em Aldravias – Artesãs: Luciane Carneiro e Roseli Carneiro Silva
*Exposição de livros: ALDRAVA LETRAS E ARTES E LIVRARIA RISCO E RABISCO.
*Exposição de Arte Aldravista – Andreia Donadon Leal
Coautores do Livro 09 das Aldravias: Alberto Paco, Alex Xela Lima, Alice Gervason, Amélia Luz, Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal, Angela Cristina Fonseca, Anicio Chaves, Ascensión Chanqués, Cecy Barbosa Campos, Claydes Regina Ricardo Araújo, Cyroba Cecy, Débora Novaes de Castro, Denise Izaguirre Anzorena, Dóris Araújo, Elisa Alderani, Elizabeth Rennó, Else Lopes, Estela Cruzmel, Gabriel Bicalho, Giseli Barros, Guilherme Hurtado, Heloisa Martins Alves, Iolete Moreira, J.S.Ferreira, João Gimenez, José Renato de Amorim, Joseani Adalemar Neto, Leila Alves da Silva, Luciana Silva Amaro, Luiz Fernando dos Santos, Luiz Poeta, Luiz Roberto, Luiza Domingos Machado, Manuel António Amendoeira, Marcos Felipe da Silva, Maria Beatriz Del Peloso Ramos, Maria Lopess, Maria Teresa Marins Freire, Mário Zumba, Marisa Pontes, Marisa Timponi, Matusalém Dias de Moura, Pedro Henrique Ferreira Chaves, Regina Coeli Nunes, Roberto Dinis Saut, Suzana Maria Cruz Peixoto, Tauã Lima Verdan Rangel, Vicente Alencar, Vilma Cunha Duarte, Viviane Márcia dos Santos Felisberto, Weliton Leão, Zaíra Melillo Martins, Zilda Pires
Coautores do Livro 02 das Quintas: Alice Gervason, Almir Zarfeg, Andreia Donadon Leal e J.B.Donadon-Leal, Anicio Chaves, Beth Iacomini, Beth Lucchesi, Cecy Barbosa Campos, Cyroba Cecy, Denise Izaguirre Anzorena, Dóris Araújo, Eliane Tonello, Izabel Eri Camargo, Jair Araújo, João Gimenez, José Renato de Amorim, Luiz Poeta, Mara Calvis, Maria Beatriz Del Peloso Ramos, Maria Teresa Martins Freire, Nilton Manoel, Regina Coeli Nunes, Roberto Caroli, Roberto Diniz Saut, Tauã Lima Verdan Rangel, Vilma Cunha Duarte
___________________________________________
*Andreia Aparecida Silva Donadon Leal – Deia Leal
Mestre em Letras – Estudos Literários pela UFV
*Doutoranda em Educação – Universidade Internacional (ESPANHA)
Presidente da ALACIB
*Membro efetivo da Academia Marianense de Letras
Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes
* WhatsApp: 31 98893-3779
Projetos de Incentivo à Leitura
Projetos de Incentivo à Leitura
Poesia Viva – a poesia bate à sua porta – Ponto Itinerante de Leitura
https://www.facebook.com/projetopoesiaviva?ref=ts&fref=ts
A Diversidade na leitura – aldravias e haicais nos ambientes presencial e virtual
ALDRAVIA – Nova forma poética
https://www.facebook.com/pages/Aldravia/625211930851103?ref=ts&fref=ts
Jornal Aldrava Cultural –
www.jornalaldrava.com.br
Sonho V
Imagens são sonhos afetos
a beijar uma superfície
colam nas telas
nas fotografias
e lembram alguma coisa
de esculturação natural